Balanço Social Anual / 2012
1 - Base de cálculo
2012 valor (mil reais) 2011 valor (mil reais)
Receita operacional líquida (RL)
1.888.432 2.025.847
Resultado operacional (RO) lucro antes do imposto de renda e da contribuição social
1.183.240 1.188.425
(No relatório de 2011, o valor informado não incluía os encargos sociais e foi ajustado acima)
Folha de pagamento bruta (FPB)
188.052 170.442
 
2 - Indicadores sociais internos
Valor
(mil)
% sobre
FPB
% sobre
RL
Valor
(mil)
% sobre
FPB
% sobre
RL
Alimentação
14.405 7.66% 0.76% 11.858 6.96% 0.59%
Encargos sociais compulsórios
49.186 26.16% 2.60% 44.317 26.00% 2.19%
Previdência privada
3.859 2.05% 0.20% 3.311 1.94% 0.16%
Saúde
13.475 7.17% 0.71% 12.393 7.27% 0.61%
Segurança e saúde no trabalho
1.943 1.03% 0.10% 2.128 1.25% 0.11%
Educação
900 0.48% 0.05% 841 0.49% 0.04%
Cultura
0 0.00% 0.00% 0 0.00% 0.00%
Capacitação e desenvolvimento profissional
2.260 1.20% 0.12% 1.448 0.85% 0.07%
Creches ou auxílio-creche
223 0.12% 0.01% 195 0.11% 0.01%
Participação nos lucros ou resultados
11.500 6.12% 0.61% 12.230 7.18% 0.60%
Outros
- - - - - -
Total – Indicadores sociais internos
97.751 51.98% 5.18% 88.721 52.05% 4.38%
 
3 - Indicadores sociais externos
Valor (mil) % sobre RO % sobre RL Valor (mil) % sobre RO % sobre RL
Educação (Projeto Amigos da Energia)
245 0.02% 0.01% 0 0.00% 0.00%
Cultura (Abrange recursos próprios e patrocínios realizados por meio de leis de incentivo, tais como: Guri Santa Marcelina, Grupos Jovens, Circuito Cultural CTEEP, Trabalhando a Deficiência,
filme Na Trilha da Energia, filme Fragmentos de Paixão)
2.937 0.25% 0.16% 2.200 0.19% 0.11%
Saúde e saneamento
- - - - - -
Esporte
- - - - - -
Combate à fome e segurança alimentar
- - - - - -
Outros (o valor referente a 2012 abrange o Programa Energia Solidária. O montante pago aos aprendizes em 2011 – informado neste campo no relatório anterior – foi retirado deste indicador,
uma vez que consta na Folha de Pagamento Bruta.)
25 0.00% 0.00% 0 0.00% 0.00%
Total das contribuições para a sociedade
3.207 0.27% 0.17% 2.200 0.19% 0.11%
Tributos (excluídos encargos sociais) (abrange IRPJ, CSLL, PIS, Cofins e ISS)
321 0.03% 0.02% 400 0.03% 0.02%
Total – Indicadores sociais externos
3.528 0.30% 0.19% 2.600 0.22% 0.13%
 
4 - Indicadores ambientais
Valor (mil) % sobre RO % sobre RL Valor (mil) % sobre RO % sobre RL
Investimentos relacionados com a produção/operação da empresa
(abrange investimentos relacionados à disposição de resíduos e à gestão ambiental)
3.078 0.26% 0.16% 1.539 0.13% 0.08%
Investimentos em programas e/ou projetos externos
(em 2012, houve mudança de critérios na mensuração do indicador, que se tornou mais abrangente, passando a envolver custos com prevenção – Projeto Cuca, construção de centrais de armazenamento de resíduos, Pomar Urbano, Campanha de Queimadas – e com remediação – TAC e TCRAs. Ver GRI EN30)
1.290 0.11% 0.07% 171 0.01% 0.01%
Total dos investimentos em meio ambiente
4.368 0.37% 0.23% 1.710 0.14% 0.08%
Quanto ao estabelecimento de “metas anuais” para minimizar resíduos, o consumo em geral
na produção/ operação e aumentar a eficácia na utilização de recursos naturais, a empresa
( x ) não possui metas
(   ) cumpre de 51 a 75%
(   ) cumpre de 0 a 50%
(   ) cumpre de 76 a 100%
( x ) não possui metas
(   ) cumpre de 51 a 75%
(   ) cumpre de 0 a 50%
(   ) cumpre de 76 a 100%
 
5 - Indicadores do corpo funcional
2012 2011
Nº de empregados(as) ao final do período
1.506 1.418
Nº de admissões durante o período
126 111
Nº de empregados(as) terceirizados(as)
2.541
(Considerado o somatório de trabalhadores terceirizados que prestaram serviços à CTEEP ao longo de 2012, independentemente do tempo que durou o contrato ou o serviço.)
1.083
(Considerados os trabalhadores terceirizados administrativos da sede e das regionais.)
Nº de estagiários(as)
62 53
Nº de empregados(as) acima de 45 anos
575 499
Nº de mulheres que trabalham na empresa
155 154
% de cargos de chefia ocupados por mulheres
1.00% 1.00%
Nº de negros(as) que trabalham na empresa
- -
% de cargos de chefia ocupados por negros(as)
- -
Nº de pessoas com deficiência ou necessidades especiais
63 65
 
6 - Informações relevantes quanto ao exercício da cidadania empresarial
2012 2011
Relação entre a maior e a menor remuneração na empresa
(O critério entre maior e menor remuneração foi alterado de 2011 para 2012, passando a utilizar como base o nº do CAGED, que englobam somente colaboradores CLTs.)
17 43
Número total de acidentes de trabalho
2 12
Os projetos sociais e ambientais desenvolvidos pela empresa foram definidos por:
(   ) direção ( x ) direção e gerências (   ) todos(as) empregados(as) (   ) direção ( x ) direção e gerências (   ) todos(as) empregados(as)
Os padrões de segurança e salubridade no ambiente de trabalho foram definidos por:
( x ) direção e gerências (   ) todos(as) empregados(as) (   ) todos(as) + Cipa ( x ) direção e gerências (   ) todos(as) empregados(as) (   ) todos(as) + Cipa
Quanto à liberdade sindical, ao direito de negociação coletiva e
à representação interna dos(as) trabalhadores(as), a empresa:
(   ) não se envolve (   ) segue as normas da OIT ( x ) incentiva e segue a OIT (   ) não se envolverá (   ) seguirá as normas da OIT ( x ) incentivará e seguirá a OIT
A previdência privada contempla:
(   ) direção (   ) direção e gerências ( x ) todos(as) empregados(as) (   ) direção (   ) direção e gerências ( x ) todos(as) empregados(as)
A participação dos lucros ou resultados contempla:
(   ) direção (   ) direção e gerências ( x ) todos(as) empregados(as) (   ) direção (   ) direção e gerências ( x ) todos(as) empregados(as)
Na seleção dos fornecedores, os mesmos padrões éticos e de
responsabilidade social e ambiental adotados pela empresa:
(   ) não são considerados ( x ) são sugeridos (   ) são exigidos (   ) não serão considerados ( x ) serão sugeridos (   ) serão exigidos
Quanto à participação de empregados(as) em programas de trabalho voluntário, a empresa:
(   ) não se envolve ( x ) apoia (   ) organiza e incentiva (   ) não se envolverá ( x ) apoiará (   ) organizará e incentivará
Número total de reclamações e críticas de consumidores(as):
na empresa: 0 no Procon: 0 na Justiça: 0 na empresa: 0 no Procon: 0 na Justiça: 0
% de reclamações e críticas atendidas ou solucionadas:
na empresa: não houve no Procon: não houve na Justiça: não houve na empresa: não houve no Procon: não houve na Justiça: não houve
Valor adicionado total a distribuir (em mil R$):
Em 2012: 2.061.349 Em 2011: 2.009.616
Distribuição do valor adicionado (DVA):
33% governo
11% colaboradores(as)
13% acionistas
15% terceiros
28% retido
30% governo
10% colaboradores(as)
40% acionistas
14% terceiros
6% retido