Em linha com as melhores práticas do mercado, a CTEEP sempre investiu no aperfeiçoamento de seus processos de gestão e sistemas de controle. A Companhia foi a primeira empresa de energia elétrica no Estado de São Paulo a aderir, em setembro de 2002, ao Nível 1 de Governança Corporativa da BM&FBovespa.
A Companhia atende a critérios superiores de governança do órgão, como a formação de seu Conselho de Administração composto por dez integrantes, no qual um dos Conselheiros é representante dos colaboradores. As demonstrações financeiras também estão disponíveis em inglês no website da Companhia, uma exigência prevista somente nos regulamentos do Nível 2 e Novo Mercado.
As ações preferenciais (TRPL4) da CTEEP são listadas no Ibovespa, o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado brasileiro. Além disso, a Companhia integra o IGC (Índice de Governança Corporativa), onde estão listadas as empresas com padrões diferenciados de governança corporativa e de relacionamento com acionistas e demais stakeholders, e o IBrX – Índice Brasil, que reúne as ações mais negociadas na BM&FBovespa. Adicionalmente, a Companhia participa do programa de American Depositary Receipts – ADRs – Regra 144 A, nos Estados Unidos.
A Política de Divulgação de Ato ou Fato Relevante estabelece regras para a divulgação e manutenção de sigilo sobre informações relevantes. Juntamente com a Política de Negociação de Valores Mobiliários, o Código de Governança Corporativa orienta o relacionamento entre acionistas, Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva. (GRI 4.6)
Todos estes esforços da companhia para atender aos requisitos de mais alto nível do mercado refletem o comprometimento da Companhia com uma governança corporativa eficiente e transparente.