que a empresa utiliza as diretrizes do GRI.
GRI 3.5
Este relatório apresenta os resultados econômico-financeiros, operacionais e socioambientais da CTEEP e de suas subsidiárias entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2012. Este é o quinto ano consecutivo em que a empresa utiliza as diretrizes do GRI (Global Reporting Initiative) em seu Relatório Anual e de Sustentabilidade. Além disso, é a primeira vez que o relatório é submetido à verificação de nível de aplicação das diretrizes pela GRI (GRI Application Level Check), que atesta quanto do conteúdo das diretrizes GRI foi aplicado, além de confirmar que foi coberto o conjunto de itens de divulgação exigidos para o nível de aplicação adotado e autodeclarado pela empresa (nível B). O objetivo da aplicação da metodologia GRI é aprimorar a qualidade e a transparência na apresentação de desempenho e de práticas de gestão, buscando um impacto positivo e abrangente em seu negócio, além de reforçar a atitude de transparência valorizada pela empresa. (GRI 3.1, 3.2, 3.3)
Os indicadores de desempenho apresentados neste documento referem-se a dados da CTEEP e suas regionais, não contemplando dados das subsidiárias e controladas, exceto quando indicado. Não há limitações específicas quanto ao escopo ou ao limite do relatório. Ao longo da publicação, serão informadas, quando necessário, mudanças no escopo, limite ou método de medição de indicadores e revisões de dados publicados no reporte de 2011. (GRI 3.6, 3.7, 3.8, 3.10, 3.11)
O relatório contempla os indicadores do Suplemento Setorial da GRI para o setor elétrico e também as recomendações da ANEEL
(Agência Nacional de Energia Elétrica) para elaboração de relatório de sustentabilidade do setor elétrico. A definição dos temas abordados considera a matriz de materialidade desenvolvida por meio de pesquisa que apurou a opinião dos grupos de interesse, em 2011. Para a elaboração do relatório, também foram considerados os critérios da Abrasca (Associação Brasileira das Companhias Abertas), a Política de Comunicação de Progresso do Pacto Global das Nações Unidas – do qual a CTEEP é signatária desde 2011 – e o balanço social do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas).
(GRI 4.12)
Os dados aqui apresentados foram registrados e monitorados de maneira integrada por meio de softwares de gestão de planejamento dos recursos empresariais e humanos, além de outras ferramentas e estudos de documentos internos e entrevistas realizadas com a diretoria da organização. (GRI 3.9)
Somente os dados financeiros são auditados pela Ernst & Young Auditores Independentes S.S. e são apresentados em números consolidados e em reais, conforme a legislação societária vigente e os padrões contábeis da IFRS (International Financial Accounting Standards). (GRI 3.13)
