Matriz de Materialidade
GRI 4.14, 4.15, 4.16, 4.17

Os temas desse relatório foram definidos com base na matriz de materialidade elaborada e publicada no Relatório Anual de 2011.

Para sua construção foram definidos inicialmente quatro grupos principais de stakeholders: clientes, fornecedores, colaboradores e acionistas, que responderam a um questionário de nove perguntas abordando aspectos sociais, econômicos, ambientais e de governança corporativa.

Os temas considerados de maior relevância foram:

       ■   Estratégia
       ■   Informações de mercado, do setor e operacionais
       ■   Participação de stakeholders em processos de decisão e gestão de impactos
             e deslocamentos
       ■   Remuneração e benefícios
       ■   Gestão de carreira


Outros também foram elencados como de alta relevância:

       ■   Perfil da governança
       ■   Gestão de riscos
       ■   Desempenho econômico-financeiro e indicadores financeiros
       ■   Investimentos no negócio
       ■   Investimentos e gastos ambientais
       ■   Treinamento e desenvolvimento
       ■   Gestão da mão de obra terceirizada
       ■   Impacto nas comunidades
       ■   Combate à corrupção
       ■   Eficiência do sistema
       ■   Qualidade do serviço e satisfação dos clientes
       ■   Medidas para emergência

Para os próximos anos, a empresa pretende avançar na construção da Matriz de Materialidade do relatório, passando a consultar outros grupos de interesse.