A CTEEP assinou, em dezembro de 2012, a prorrogação do Contrato de Concessão nº 059/2001 com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), iniciando um novo ciclo para seus negócios.
As regras estipuladas pelo governo federal durante o ano definiram marcos regulatórios para o setor de energia elétrica no Brasil, abrindo novos rumos para Companhia. A forma de remuneração das empresas de transmissão continua submetida à receita calculada pela ANEEL, sendo que a RAP, Receita Anual Permitida, a partir de janeiro de 2013, remunera os serviços de administração, operação e manutenção. Neste cenário, a Companhia reafirma seu interesse em manter-se à frente da gestão da concessão do serviço de transmissão, primando pelo excelente desempenho na prestação do serviço para a sociedade e com condições econômico-financeiras que permitam trazer retorno adequado aos acionistas e garantam condições de operação com segurança e confiabilidade.
Para respaldar a decisão, a empresa contratou uma avaliação econômico-financeira, que realizou um estudo do modelo econômico-financeiro, considerando diversas variáveis para avaliação, como nível de financiamento, investimentos, compromissos contratuais e planejamento de pessoal, além dos possíveis cenários futuros. Em paralelo, foram realizadas, com outras consultorias, análises de aspectos societário, regulatório e jurídico.
Em 03 de dezembro de 2012, na Assembleia Geral Extraordinária, os acionistas aprovaram por unanimidade a decisão de prorrogação do contrato 059/2001, com base nos estudos realizados e considerando o potencial de crescimento do Brasil, assim como a capacidade dos colaboradores da Companhia em se engajar em processos de mudança, com comprometimento e dedicação.
Com o objetivo de manter informados seus públicos de interesse, a CTEEP manteve em 2012 uma frente de comunicação para acompanhar a repercussão do assunto relacionado às concessões, publicando comunicados e notas relevantes em todas as etapas do processo de negociação. Assim, a Companhia reforça sua preocupação com uma gestão transparente, ética e responsável.
Diante deste novo cenário, a CTEEP está buscando se adaptar às mudanças, sempre mantendo o nível de qualidade e eficácia de suas operações, preservando também os compromissos com seus grupos de interesse.