Principais Projetos
GRI EN14, EN26

Uma das maneiras encontradas pela empresa para promover a disseminação de práticas ambientalmente responsáveis, que incluam benefícios para a comunidade, foi o desenvolvimento de projetos específicos em diferentes áreas, seja por meio de educação ambiental ou promoção de novas tecnologias. Nesse sentido, a CTEEP aposta no investimento em soluções inovadoras para o setor, como é o caso do projeto Blindagem Verde e do Projeto Gás SF6, descritos no item Planejamento Tecnológico e Inovação deste relatório.

Campanha de Prevenção a Queimadas
A CTEEP realiza anualmente a Campanha de Prevenção a Queimadas, que busca conscientizar seus grupos de interesse (usineiros, trabalhadores rurais, fazendeiros, sociedade e colaboradores) sobre os riscos de queimadas irregulares em áreas próximas as torres de transmissão de energia, que podem causar desligamentos na rede elétrica, incêndios, além de riscos à segurança da população e ao meio ambiente. Por meio de uma campanha de divulgação, de ações de aproximação com as comunidades e de palestras, esse projeto visa educar a população do entorno das torres de transmissão sobre o tema.

A cada ano, a campanha contempla três regiões, cada uma englobando entre oito e dez municípios. As regiões são definidas pela CTEEP conforme análise das ocorrências de anos anteriores. A campanha dura quatro meses, com início em abril e término em julho, considerando o início do período seco.

Em 2012, a Companhia investiu R$ 270.000,00 em sua duodécima edição, envolvendo 2125 pessoas em 42 cidades, definidas segundo critérios de exposição ao risco de queimadas. Não houve aumento significativo de ocorrências e desligamentos relacionados a queimadas durante o ano, em comparação aos dados de 2011. Foram 12 ocorrências de queimadas em linhas de transmissão, com 16 desligamentos.

Projeto Cuca
Desenvolvido pelo Parque Estadual da Cantareira, em parceria com a ONG Instituto Guatambú, o projeto Cuca foi condicionado à CTEEP durante a obtenção da licença de instalação da linha de transmissão Guarulhos-Anhanguera.

O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento e a educação ambiental, incluindo ações para grupos de estudantes e comunidade do entorno das instalações da Companhia, dentro e fora da unidade de conservação.

O projeto envolve palestras em escolas e visitas monitoradas ao Parque, que abordam a importância da unidade de conservação e da biodiversidade, o papel das linhas de transmissão para o desenvolvimento do país, a cidadania e outras questões relacionadas aos impactos negativos gerados pelo homem ao meio ambiente, a partir de ações como o despejo irregular de resíduos, a caça predatória de animais silvestres, a queimada irregular, incêndios e invasões.

A CTEEP produziu cartilhas e folders para o público do projeto, com a história do Parque Estadual da Cantareira e dicas de como preservá-lo, informações sobre a CTEEP, jogos educativos e outros conteúdos relacionados a meio ambiente. Em 2012, as atividades do projeto atingiram um público superior a 12 mil pessoas.

Pomar Urbano
GRI EC8
A CTEEP é uma das apoiadoras do projeto Pomar Urbano, uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que conta com a parceria da iniciativa privada e de empresas públicas, para promover a recuperação ambiental e paisagística das margens do Rio Pinheiros (São Paulo), além de capacitação profissional e educação ambiental. Enquanto o Governo se encarrega da definição e do acompanhamento de parâmetros que garantam a revitalização das margens do rio, os parceiros contratam mão de obra para a manutenção do trecho.

De acordo com o site oficial do projeto, 26 quilômetros das margens esquerda e direita do rio Pinheiros foram revitalizados, com a colaboração de 21 parceiros, e mais de 300 mil mudas foram plantadas. A CTEEP é responsável pela manutenção de um trecho com 800 metros de extensão.