O Código de Ética da CTEEP materializa a filosofia e os valores corporativos da Companhia, fortalecendo sua identidade corporativa e coerência institucional. O Código de Ética está alinhado aos princípios éticos aplicáveis ao Grupo ISA e às suas empresas.
Este documento orienta o comportamento de todos os colaboradores, conselheiros, gestores, prestadores de serviço e temporários no relacionamento profissional com os diversos públicos de interesse da Companhia, seguindo princípios éticos e condutas honestas, construtivas, idôneas e socialmente responsáveis.
A CTEEP entende como atributos éticos:
Transparência – Atuar de maneira confiável, acessível, clara e honesta.
Reciprocidade – Respeito à dignidade do outro com quem a Empresa se relaciona, em um ambiente de reconhecimento mútuo das obrigações e dos direitos das partes envolvidas.
Responsabilidade – Compromisso de realizar o prometido e de observar os parâmetros, políticas e padrões da Organização.
Diversidade – Reconhecimento de que a diferença entre as pessoas contribui para um ambiente de respeito e enriquece a Organização nos lugares e culturas onde atua.
Comprometimento – Dever dos colaboradores de cumprir com as suas responsabilidades para o alcance dos objetivos da missão da Organização. Implica realizar, com cuidado e dedicação, os trabalhos e deveres que lhes são propostos na empresa.
A gestão do Código é realizada pelo Comitê Interno de Ética, que tem como objetivo analisar manifestações e dar o encaminhamento necessário na adoção de ações em caso de descumprimento. Em 2012, não foram identificados casos de discriminação ou corrupção na Companhia. (GRI SO4 e HR4)
Anticorrupção
GRI SO2, SO4
Historicamente, não há registros de situações de corrupção na CTEEP, o mesmo se repete para o ano de 2012. Em sua Política de Gestão Integral de Riscos (GIR), o cenário que representa uma situação de corrupção é o risco de “favorecimento de colaboradores e/ou contratados por atividades antiéticas ou ilícitas”, que cita a importância da confidencialidade de informações, em especial para pessoas em situação de conflito de interesse. Além disso, a empresa possui uma Política de Controle Interno, que trata dos processos adotados para garantir o controle efetivo de suas operações, com mecanismos de supervisão baseados em análise de riscos e nas dimensões de monitoramento, informação e comunicação.
Os controles existentes para reduzir esse risco incluem a criação e a divulgação do Código de Ética aos grupos de interesse da companhia; a disponibilização da Linha Ética (ferramenta para o encaminhamento de dúvidas, críticas e denúncias relativas a questões antiéticas e anticorrupção, disponível a todos os grupos de interesse da companhia), a exigência de cláusulas de confidencialidade para contratos específicos; e um Plano de Gerenciamento de Crises.
Em 2012, a CTEEP não realizou treinamentos específicos sobre políticas e procedimentos anticorrupção. (GRI SO3)