Norteadores
GRI 4.12, 4.13

Alinhada às exigências do mercado, com base em uma atuação responsável, a CTEEP segue, de forma voluntária, diretrizes relacionadas a norteadores de referência nacional e internacional como:


Pacto Global

A CTEEP é signatária do Pacto Global das Nações Unidas desde 2011. A adesão expressa a decisão da companhia de apoiar e difundir em sua esfera de influência os Dez Princípios do Pacto Global, que abrangem Direitos Humanos, Direitos do Trabalho, Proteção do Meio Ambiente e Combate à Corrupção em todas as suas formas.

Para manter-se na rede do Pacto Global, um requisito fundamental é a realização de uma prestação de contas pública e anual por meio de uma Comunicação de Progresso (COP). Nesse sentido, em 2012, a CTEEP apresentou o Relatório Anual e de Sustentabilidade 2011, que passou a ser disponibilizado também no site do Pacto Global. (http://www.unglobalcompact.org/participant/14976)

Adicionalmente, em 2012, a CTEEP assinou a carta de “Contribuição Empresarial para a Promoção da Economia Verde e Inclusiva”, que consiste na formalização coletiva do posicionamento de empresas e organizações signatárias do Pacto Global no Brasil em relação aos desafios da sustentabilidade debatidos na Rio+20. Assinado por mais de 200 organizações, o documento apresenta dez compromissos em favor da economia verde e destaca a importância do papel das empresas para a sustentabilidade.

Em alinhamento a esses compromissos, a CTEEP participou, em maio de 2012, do SMARS – V Seminário Brasileiro de Meio Ambiente e Responsabilidade Social no Setor Elétrico, apresentando temas do Programa de Educação para a Sustentabilidade e o comprometimento da empresa com os direitos humanos.


Norma Internacional ISO 26000

A Norma Internacional ISO 26000 de Diretrizes sobre Responsabilidade Social tem sido um importante referencial para a gestão do tema na CTEEP. A companhia passou a considerar tais diretrizes em 2011, quando o Grupo ISA propôs um plano de trabalho baseado no alinhamento entre Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e a norma ISO 26000, partindo de um autodiagnostico. Após a análise dos resultados dessa autoavaliação, foi criado um plano de ação focado nas fragilidades e oportunidades identificadas, que foi praticado no decorrer de 2012.

Esse plano de trabalho foi revisitado em 2012 durante um Workshop de RSE realizado pela ISA com as empresas do Grupo. Foram apresentados os resultados do plano de ação em execução e de um novo autodiagnostico, mais amplo (com 336 perguntas), que abordou os temas centrais da norma.

A partir da análise dos resultados e da relevância dos temas para a organização, a CTEEP atualizou o plano de ação para 2013, o que promoverá ainda maiores avanços na gestão dos temas relativos ao exercício de sua responsabilidade socioambiental.


Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial

Para avaliar a sua gestão na perspectiva da sustentabilidade e da responsabilidade social, a CTEEP utiliza os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial desde 2007. A ferramenta permite que a companhia realize um autodiagnostico por meio de um questionário estruturado em sete temas: 1) Valores, Transparência e Governança; 2) Público interno; 3) Meio ambiente; 4) Fornecedores; 5) Consumidores e clientes; 6) Comunidade; e 7) Governo e sociedade.

O sistema fornece subsídios para orientar o planejamento das ações da companhia com foco na sustentabilidade, a partir de um relatório Diagnóstico. Este relatório apresenta o desempenho da empresa em cada indicador, incluindo a pontuação média de todas as empresas respondentes e do grupo que compõe as dez melhores colocações. Além disso, o sistema aponta sinergias com outras iniciativas, tais como as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), o Pacto Global, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas, as diretrizes ISO 26000 e a norma SA 8000.

Para que o uso dessa ferramenta seja potencializado, a CTEEP se inscreveu, em 2012, em dois Grupos de Trabalho – de Processo e de Aplicabilidade – focados na revisão da 3ª Geração de Indicadores Ethos. Os grupos promovem a troca de conhecimento, de maneira que a nova geração de indicadores possa ser institucionalizada no plano nacional e internacional com seu caráter de gestão fortalecido. Ao longo de 2013, a empresa participará dos grupos por meio de encontros presenciais e da análise de materiais enviados pelo instituto.


Guia Exame de Sustentabilidade

Sempre atenta aos referenciais de mercado e a ferramentas que possam auxiliá-la na gestão para a sustentabilidade, a CTEEP participou pelo quinto ano consecutivo (desde 2008) do processo de levantamento de informações para o Guia Exame de Sustentabilidade.

Para participar, a empresa preenche um questionário elaborado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVCes), composto por aproximadamente 140 perguntas sobre seu compromisso com a sustentabilidade, transparência, governança corporativa, além das dimensões econômico-financeira, social e ambiental.

Ao final do processo, a Companhia recebe um relatório com suas notas organizadas por dimensões, critérios e indicadores, bem como as médias das participantes e das 20 empresas consideradas ‘modelo’. Esse material é uma importante ferramenta de autoavaliação, que permite identificar oportunidades de melhoria em diversas áreas.


CIER

A Comissão de Integração Energética Regional (CIER) é uma organização sem fins lucrativos, com o objetivo de promover e incentivar a integração dos setores regionais de energia elétrica. A CTEEP, como participante da CIER, desenvolve ações que promovem, dentre outros aspectos, a eficiência do setor; a assistência e cooperação técnica; a transferência de conhecimentos e experiências; a pesquisa e o desenvolvimento e o uso regional de energia elétrica com ênfase em questões ambientais.