Conectada ao nosso propósito superior “Conexões que Inspiram” e sob a visão “Futuro Inspirado por Valor Sustentável”, nossa estratégia tem como foco a perenidade dos negócios no longo prazo, em consonância com a maximização da geração de valor para nossos stakeholders. Em linha com esse contexto, compreende três vetores e pilares estratégicos que pautam a condução de nossas atividades.

  • Gerar valor ao acionista crescer no mercado de transmissão, por meio de participação em leilões (greenfield), fusões e aquisições (brownfield) e investimentos em reforços e melhorias dos ativos, sempre mantendo a disciplinafinanceira e os adequados critériosde rentabilidade e riscos.
  • Criar impactos social e ambiental positivos gerar valor para a sociedade e para o planeta por meio de projetos socioambientais de alto impacto e de ações para reduzir e mitigar os impactos das mudanças do clima.
  • Assegurar a longevidade corporativa investir em novos negócios de energia e na capacidade de inovação e empreendedorismo, garantindo a perenidade de nossas atividades. Formar equipes de alto desempenho e parceiros estratégicos, com foco na melhoria da competitividade e no desenvolvimento de capacidades.

A Estratégia 2030 é suportada por quatro pilares que orientam as ações e decisões diárias da Companhia e, também, a forma com que a ISA ENERGIA se relaciona com todos os seus públicos de interesse.

V.I.D.A.

A disponibilidade de energia elétrica é essencial para a vida humana e, por isso, a ISA ENERGIA BRASIL trabalha orientada por uma estratégia que prioriza o crescimento da Companhia com solidez, criando impactos ambientais e sociais positivos e resultados consistentes para a garantir sua longevidade.

Dentro desse contexto, a transição para uma matriz energética limpa e com mais fontes renováveis é uma das necessidades de maior urgência para o desenvolvimento sustentável. A transformação do setor elétrico é fundamental para a redução das emissões de gases causadores de efeito estufa e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas. Além disso, como medida de adaptação, é necessário garantir uma infraestrutura elétrica robusta e resiliente a eventos climáticos extremos que podem se tornar mais frequentes. Com isso, a Companhia busca sempre incrementar sua competitividade para avançar na conquista de novos negócios, com inovação, consolidação de novas tecnologias e aumento contínuo da eficiência operacional.

A Empresa de Pesquisa Energética (“EPE”), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, projeta que o Brasil receberá R$ 128 bilhões em investimentos para a construção de 30 mil km de novas linhas de transmissão e 82 mil MVA em novas subestações até 2034. Os números foram apresentados nos Estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia 2034 – Caderno Transmissão de Energia que abordou o cenário das concessões vincendas, o aumento das capacidades de exportação da região Nordeste e de importação no Sul, além do atendimento de nova carga de data centers e projetos de hidrogênio.

Por isso, o investimento em ativos de transmissão de energia que permitam essa maior integração de fontes renováveis, renovação do parque instalado com a substituição de ativos em fim de vida útil regulatória e o desenvolvimento de novas tecnologias são fundamentais para acelerar a transição energética e a competitividade do setor de energia. Assim, é seguro afirmar que o setor de transmissão de energia e, consequentemente, a ISA ENERGIA BRASIL estão no centro da transição energética.

Assim, a Companhia possui capacidade técnica e experiência para participar dos leilões e, além de se preparar para os certames com estudos prévios, projetos, cotações e parcerias, também adota um nível de exigência elevado para respeito os recursos que devem ser dedicados ao projeto e garantir um nível mínimo de retorno adequado para todos os lotes em quais participe do leilão.

Adicionalmente, a Companhia possui a obrigação de realizar investimentos em Reforços e Melhorias, concentrados em contratos renovados, assim como o contrato de transmissão de energia do estado de São Paulo (“Contrato 059 – Concessão Paulista”) da ISA ENERGIA BRASIL. Esses investimentos não só permitem redução de custos de operação e manutenção (“O&M”) ao renovar o ativo, como também são remunerados.

Atualizado em 7 de novembro de 2024.