Biodiversidade
(GRI EN14)
A gestão de impactos no meio ambiente e na biodiversidade é um tema intrínseco às atividades da CTEEP. Para empreendimentos novos e que necessitam de reforma/melhorias, a Companhia realiza estudos ambientais por meio do seu Departamento de Engenharia. Tais estudos consistem na elaboração de diagnóstico ambiental da área de influência do empreendimento, na avaliação de impacto ambiental e na proposição de medidas mitigatórias/ compensatórias. Além disso, a Companhia implanta os respectivos Programas Ambientais mitigatórios/ compensatórios e realiza a gestão ambiental de cada uma das obras. O aprofundamento desses estudos depende da complexidade e grau de impacto ambiental gerado por cada empreendimento, em atenção aos diplomas legais municipais, estaduais e federais.
No transcorrer de suas atividades, a Companhia também zela pelo cumprimento de suas rotinas de inspeção e manutenção, a fim de que não sejam registradas ocorrências que gerem prejuízos ao negócio e ao meio ambiente.
Adicionalmente, a CTEEP realiza ações de conscientização e prevenção de riscos voltadas para as comunidades do entorno de suas instalações, como no caso do projeto Amigos da Energia e da Campanha de Prevenção a Queimadas, além de promover a educação ambiental (Projeto Cuca) e a recuperação do meio ambiente (Pomar Urbano).
Os projetos de Pesquisa & Desenvolvimento também propõem soluções de futuras reduções de impactos negativos ao meio ambiente e à biodiversidade. Como exemplos, alguns dos projetos apresentados possuem entre os seus resultados: a racionalização no descarte de PCBs (bifenilas policloradas); a prevenção e a minimização de vazamento do gás SF6; e o melhor conhecimento sobre o carregamento do sistema elétrico e as suas condições de atendimento à demanda por energia elétrica, que podem postergar a necessidade de obras de reforços ou novas linhas que resultariam em impacto ambiental direto.
Áreas protegidas e restauradas
Partes das linhas de transmissão da empresa passam por unidades de conservação, de Proteção Integral e de Uso Sustentável. Essas áreas totalizam 548,22 hectares e cruzam as seguintes unidades de conservação: Estação Ecológica Itirapina; Estação Experimental Pederneiras; Floresta Estadual de Assis; Floresta Estadual Manduri; Horto Florestal de Palmital; Parque Estadual Carlos Botelho; Parque Estadual da Cantareira; Parque Estadual da Serra do Mar (Núcleos de Caraguatatuba, Cubatão, Curucutu e São Sebastião); Parque Estadual de Juquery; Reserva Estação Experimental Casa Branca; e Reserva São Simão. (GRI EN11)
A CTEEP não possui um levantamento completo sobre a biodiversidade de áreas afetadas por suas linhas de transmissão e de áreas compensadas. Entretanto, estudos relacionados às compensações ambientais e aos resultados de medidas mitigatórias/ compensatórias são realizados quando solicitado pelo órgão ambiental, sob demanda de novo empreendimento, repotenciação ou recondutoramento da linha de transmissão existente. Esse levantamento pode envolver relatórios elaborados pela Companhia, incluindo registros fotográficos, parcerias com instituições de pesquisa, entre outras ações. A CTEEP acrescenta que, em 2013, não assinou nenhum Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os órgãos públicos legitimados, para adequação a exigências legais ambientais. (GRI EN13; EU13)
©Copyright 2014 CTEEP
Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista
Rua Casa do Ator, 1.155 - 04546-004 - Vila Olimpia
São Paulo - SP - Brasil - Telefone: +55 11 3138-7000