A CTEEP participa ativamente de fóruns e instituições para o desenvolvimento do setor elétrico no Brasil, mantendo um relacionamento participativo com os principais órgãos do governo. Em 2012, atuou de forma decisiva no processo de discussão sobre a renovação das concessões do setor elétrico, demonstrando uma atuação consistente na defesa dos interesses da sociedade e da sustentabilidade de seu negócio.
Ao mesmo tempo, a Companhia contribui com entidades que a representam para debater a respeito de temas relevantes para o desenvolvimento do setor elétrico e para o negócio da CTEEP, estando presente em conselhos de administração, comitês e comissões dos seguintes órgãos públicos e entidades de classe:
ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico)
Abrate (Associação Brasileira das Grandes Empresas de Transmissão de Energia Elétrica)
Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base)
ABCE (Associação Brasileira de Concessionárias de Energia Elétrica)
Cepel (Centro de Pesquisas de Energia Elétrica)
CierBracier (Comitê Nacional Brasileiro da Cier)
Cigré Brasil (Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica)
Secretaria de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo
Mantendo sua atuação independente do cenário político brasileiro, a CTEEP não realiza nenhuma atividade relacionada a lobby e nenhum tipo de contribuição financeira ou em espécie para partidos políticos, campanhas ou instituições relacionadas em 2012. (GRI SO5, SO6)
A Companhia não recebeu, em 2012, nenhum tipo de ajuda financeira do governo, excetuando o acesso a linhas de financiamentos públicas, subsídios para Pesquisa & Desenvolvimento e linhas de investimento relacionadas à cultura, conforme descrito no Relatório de Administração. (GRI EC4)